A Pele da Pessoa Idosa

02/04/2024

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como funções: a proteção do corpo, a  prevenção da desidratação, a regulação da temperatura e a participação na síntese de vitamina D; alem disso, contém vários neuroreceptores para dor, pressão e estímulo vibratório, muito importantes para nossas defesas e até identificação de agravos.

O envelhecimento da pele é desencadeado por fatores esperados, da senescência, mas também por excesso de fatores externos. Citamos: a ação cumulativa da radiação ultravioleta, a menor proporção da água corporal e a redução da capacidade de retenção de água pela pele.

Ainda, a pele apresenta consequências da diminuição da ação das glândulas sebáceas e das sudoríparas como maior fragilidade, espessura mais fina e desidratada – mais áspera, menor turgor – , mais susceptível a traumatismos e infecções. Por fim, determinadas doenças como o hipotiroidismo, a escabiose, a doença renal crônica, uso excessivo de sabonetes, as neoplasias do sangue e efeitos colaterais de alguns medicamentos podem levar a quadros prolongados de coceira e secura na pele.

São de extrema importância os cuidados da pele da pessoa idosa para que se evite a pele seca, frágil e com riscos de ruptura.
Seguem sugestões:

► Evitar banhos prolongados acima de 10 minutos.
► Usar toalhas macias para se enxugar.
► Evitar o uso de água muito quente no banho; preferir água na temperatura ambiente, mas se muito frio,  morna.
► Evitar mais de um banho por dia. Se isso ocorrer, usar o sabonete apenas 1x por dia e de preferência,  neutro, até infantil.
► Usar hidratante corporal após o banho e sempre que a pele estiver seca.
► Garantir a adequada ingestão de líquidos.
► Sempre que sair de casa, não se esquecer do chapéu com abas largas, óculos escuros e passar protetor solar. A exposição ao sol sem proteção aumenta  o risco de câncer de pele.
► Se a pessoa for calva, não se esquecer de hidratar a cabeça e as áreas sem cabelo! Se não gostar de chapéu, passar protetor solar em todas as áreas de exposição.
► No caso do uso de fraldas ou absorventes para incontinência, evitar o contato prolongado de urina e fezes com a pele.
► No caso de pessoas idosas acamadas, garantir a adequada hidratação da pele, especialmente nas áreas de maior contato com a cama e nas áreas em que há proeminências ósseas, como cotovelos, calcanhares, região sacra, região lateral do quadril e ombros.
►No caso de pessoas idosas acamadas, garantir a troca de posição a cada 2 horas. A mudança de posição também deve ser feita no caso de se manter na mesma posição por tempo prolongado (ex. sentado).
►Manter as unhas limpas e aparadas, especialmente nos casos de coceira na pele.
►Garantir que as roupas não lesionem a pele (evitar roupas apertadas, com costuras grossas ou com metais que friccionem com a pele).

Cuide da sua pele! A sua saúde e a sua qualidade de vida também dependem de uma pele bem cuidada.

Texto:
Roberta Barros da Costa Parreira
Geriatra Titulada pela SBGG – Médica Reconhecida pela Ordem dos Médicos de Portugal

Anelise Fonseca
Geriatra – Presidente da SBGGRJ – 22/25