O QUE É GERONTOLOGIA?

Gerontologia é a grande área de estudo que abarca os processos de envelhecimento, entendo-os nas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. A Geriatria é a especialidade médica que está contida na Gerontologia.

A prática gerontogeriátrica tem o foco na interdisciplinaridade priorizando a dignidade, respeitando os direitos e as diretivas antecipadas da vontade, visando qualidade de vida e de morte.

Quem é o Especialista em Gerontologia? É o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.

A SBGG confere, através de concurso, o Título de Especialista em Gerontologia.

p
Como atua o Especialista em Gerontologia?

NA PREVENÇÃO: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.

NA AMBIENTAÇÃO: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.

NA REABILITAÇÃO: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.

NOS CUIDADOS PALIATIVOS: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.

Os profissionais da Gerontologia têm uma ampla área de atuação, podendo abranger, entre outras, as seguintes:
– Pesquisa
– Educação
– Promoção de Saúde
– Controle e tratamento de doenças
– Reabilitação
– Apoio psicológico
– Manutenção e promoção da autonomia e independência
– Adaptação ambiental
– Reinserção no contexto social
– Atividades corporais e comportamentais
– Segurança e defesa de direitos
– Antropologia

Procurando um especialista?

ENCONTRE AQUI