/  O que é gerontologia?

|| O que é gerontologia?

O QUE É GERONTOLOGIA?
Gerontologia é a grande área de estudo que abarca os processos de envelhecimento, entendo-os nas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. A Geriatria é a especialidade médica que está contida na Gerontologia.
A prática gerontogeriátrica tem o foco na interdisciplinaridade priorizando a dignidade, respeitando os direitos e as diretivas antecipadas da vontade, visando qualidade de vida e de morte.
QUEM É O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?
É o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.
A SBGG confere, através de concurso, o Título de Especialista em Gerontologia.
COMO ATUA O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?
  • Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns que afetam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
  • Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade na velhice, focando os mais variados espaços por onde circulam ou vivem pessoas idosas.
  • Na reabilitação: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.
  • Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Os profissionais da Gerontologia tem uma ampla área de atuação, podendo abranger, entre outras, as seguintes:
Ensino
Pesquisa
Educação comunitária
Promoção de saúde
Controle e tratamento de doenças
Reabilitação
Apoio psicológico
Manutenção e promoção da autonomia e independência
Adaptação ambiental
Reinserção no contexto social
Atividades corporais e comportamentais
Segurança e defesa de direitos
Antropologia
Educação