A importância da prevenção do câncer na pessoa idosa

10/02/2023

O câncer é caracterizado por ser uma doença imprevisível. São vários os fatores de risco: genético, ambiente, hábitos culturais, condições sociais e econômicas, fora os fatores relacionados diretamente com a saúde física, como a obesidade, o tabagismo, o uso do álcool, sedentarismo e dieta pobre em fibras. Está também muito relacionado ao processo de envelhecimento populacional e por isso a SBGG-RJ gostaria de chamar atenção para esse assunto.

Estima-se que a carga do câncer aumentará em 50% nos próximos 5 a 10 anos, ultrapassando o número de morte causadas por doenças cardiovasculares devido ao envelhecimento populacional, ao aumento dos fatores de risco no estilo de vida e pela possibilidade de acesso aos meios diagnósticos. É claro que nosso país é desigual, mas há um aumento nos métodos como mamografia, PSA e colonoscopia, citando os mais comuns na detecção de câncer de mama, próstata e intestino.

O Instituto Nacional do Câncer aponta para cada ano do próximo triênio, um total de 625 mil casos novos, com maior incidência para o câncer de pele não melanoma (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada).

A conscientização sobre os males do câncer é essencial para a busca pelo diagnostico precoce. A geriatria poderá auxiliar através da avaliação geriátrica ampla, na solicitação dos rastreios e no auxílio ao oncologista em relação ao acompanhamento clínico, em especial da performance funcional diante dos tratamentos propostos e no controle de sintomas, mesmo na fase de cura. A importância do geriatra e da equipe multiprofissional da gerontologia aumenta diante da fase avançada de doença, em que o foco se torna em primeiro lugar a qualidade de vida e a dignidade da pessoa idosa, quando esse time promoverá os cuidados de conforto, integrados e voltados a garantir que não haja dor, falta de ar ou qualquer outro sintoma de cunho físico, mental e até existencial que promova sofrimento.

Texto:
Anelise Fonseca
Geriatra e Presidente SBGGRJ – 22/25